Modificar o tamanho de letra:

Encíclica Laudato Si´ do papa Francisco motivou as reflexões do encontro

 

Cerca de 50 lideranças, entre bispos, coordenadores participaram da 33ª Assembleia Anual do Conselho Missionário Nacional (Comina), de 11 a 13 de março, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

 

A proposta central do encontro foi avaliar a caminhada dos Conselhos Missionários Regionais e Diocesanos (Comires e Comidis), na tentativa de fortalecer o protagonismo na animação e cooperação missionária na Igreja local.

 

O tema “Cuidar da nossa Casa para ser Igreja em saída” motivou os trabalhos da Assembleia, com reflexão a partir da Encíclica Laudato Si´ do papa Francisco. O Documento de Estudo 108 da CNBB “Missão e Cooperação Missionária”, também foi tratado durante o encontro.

 

Redescobrir a missão

 

 

O bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, agradeceu a participação dos leigos, religiosos, bispos referenciais para a missão, presbíteros, diáconos e seminaristas. “Essa representatividade é muito importante para maior integração na vivência da missão”, avaliou o bispo.

 

Na visão do bispo, a Encíclica do papa Francisco sobre o meio ambiente, trouxe motivações missionárias. “Precisamos redescobrir a missão que Deus nos dá a partir desse lugar. Somos chamados a ir ao encontro das pessoas nessas realidades que são tão exigentes”, disse dom Esmeraldo.

 

Ainda, na mensagem, recordou ser preciso aprimorar o trabalho dos Comires, incentivar os Comidis e fortalecer os Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas).

 

Na missa, o presidente da celebração, o bispo de Chapecó (SC), dom Oderil José Magri, recordou que “a missão se faz com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que ajudam”.

 

O encerramento da Assembleia foi marcado por momento de oração, ao redor da Cruz da Missão.

 

Em 2017, o Brasil sediará o 4º Congresso Missionário Nacional, de  7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE).

 

CNBB com informações e fotos das POM.